sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Gotas no Deserto - mensagem nº 10A Especial - criada em 25/10/2010

“O que torna belo o deserto é que ele esconde um poço em algum lugar”.    Saint-Exupéry

Este é um número especial de “Gotas no Deserto”, que procura veicular uma palavra amiga àqueles que, direta ou indiretamente, estão inseridos no contexto do CTO Petrópolis. Hoje, um pouco diferente, visto tratar-se do testemunho pessoal encaminhado aos meus colegas de trabalho com os quais convivi até junho de 2009 na Cidade do Rio de Janeiro. São aproximadamente 25 colegas que, segundo a graça de Deus, tem acompanhado meu processo de enfermidade via e-mails.

São mais de 50 mensagens enviadas a eles. Esta é uma das últimas. Espero que sua leitura seja benéfica, em algum sentido, ao prezado leitor.


De: robertopitzer@oi.com.br
Para: antonia.......@correios.com.br

Data: 02 de setembro de 2010 11:43
Assunto: Meu maior tesouro

Olá Antonia. Um bom dia a você e aos demais colegas.

Os dias passam rapidamente. Hoje me dei conta que a última vez que enviei notícias foi dia 06 de agosto. Muitas coisas mudaram durante este período. Agora temos até "horário eleitoral gratuito..."

Já não posso dizer o mesmo com relação ao meu tratamento. Não houve mudanças significativas. Continuo com os linfonodos da axila esquerda afetados pelo Melanoma. Estou carregando na axila algo do tamanho de uma bola de golf, o que dificulta toda a movimentação do braço, principalmente, para dormir. Na axila direita, continua o que chamo de "brotos" do Melanoma. São como verrugas de dois ou três andares. Estas queimam bastante. Hoje estive com o oncologista que me indicou uma consulta com o radioterapeuta para inicio de radioterapia concomitantemente com a quimio. A proposta é amenizar as dores e diminuir o tamanho para que o cirurgião faça a ressecção de ambos. Estive, na sequência, com o cirurgião para o seu aval. Tudo acertado com os profissionais, daremos sequência à programação, esperando, como sempre, pela graça de Deus sobre nossas vidas.

Assim caminha seu amigo. Passo a passo, dia a dia, certo de que deve continuar a fazer sua parte no processo e depositar sua fé em Deus, pois Ele tem o melhor para os seus.

Hoje recebi, pela manhã, a visita do Diretor Executivo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, Pastor Juracy Bahia, ocasião em que tive a oportunidade de dialogar sobre a atuação de Deus na vida de diversos servos no passado, não só daqueles relatadas em textos bíblicos, como também de outros mais recentes.

Em todos eles, vemos a soberania de Deus sendo exercitada de uma maneira plena e inquestionável. É só sequenciar a história e logo vamos visualizar de forma inequívoca que a ação divina em salvar de algum perigo ou enfermidade ou permitir a permanência no perigo ou a morte dos seus servos, sempre houve um propósito maior, propósito este nem sempre percebido naquele momento. Estas ações divinas, apesar de serem efetivadas na vida material de seus servos, possuem sempre implicações diretas na vida espiritual destes servos.

O Senhor Deus, sendo um ser espiritual, deseja trabalhar a parte espiritual dos seus servos em um grau infinitamente superior ao material. O ser humano normal, que está envolvido só no material, não alcança tal realidade, pois sua mente está voltada para as coisas que são da terra. 

Observe o que o Senhor afirma sobre o assunto: "...assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos". Isaias 55.9

Por isso o Apóstolo Paulo escreve aos crentes da igreja de Colossos assim: "...se já ressuscitaste com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra." Colossences 3.1,2

Sejamos honestos conosco mesmo. Em que pensamos mais? Nas coisas de baixo ou nas coisas de cima? É como disse Frederick Langbridge "Dois homens olham pela mesma janela. Um vê a lama. O outro vê as estrelas".

Entretanto, não nos é muito difícil entender o modo de Deus agir. Quando aceitamos ser a Bíblia a Palavra de Deus, quando cremos que o que nela está revelado é verdade, quando nos certificamos de que suas palavras vão se cumprir, quando a temos como regra de fé e prática, entre outras coisas que poderiam ser citadas, vamos entender que o modo de Deus agir é o correto e, consequentemente, o nosso modo de agir é o incorreto.

Moisés, um dos grandes líderes do passado afirma que: "A duração de nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos". Salmos 90.10

Tiago, líder da igreja em Jerusalém e irmão carnal de Jesus Cristo, afirma: “... que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece". Tiago 4.14

O que é a vida terrena e passageira se comparada à vida espiritual e eterna? É quase nada... Alguém disse que se o tempo pudesse ser medido na eternidade seria como se um pássaro fosse uma vez ao ano no monte Everest e de lá trouxesse água em seu bico até que o monte ficasse com um metro de altura, teria passado um segundo na eternidade.

Fica fácil entender o agir de Deus. Fica fácil entender porque no seu agir está sempre implícito o espiritual. Mesmo nos milagres realizados por Ele no âmbito material, observamos ensinos espirituais.

Onde se encontram todos os que foram curados por Jesus no seu ministério? Onde está Lázaro, irmão de Marta e Maria, que foi ressuscitado após quatro dias de morto e sepultado? Onde estão os dez leprosos que foram purificados? Onde está Bartimeu, o cego a quem Jesus restituiu a visão? Onde está o filho da viúva da cidade de Naim a quem Jesus restituiu a vida quando era levado para o cemitério? Todos, todos já morreram fisicamente. Agora estão na dimensão espiritual. Quantos anos viveram fisicamente? Uns duzentos anos... Quanto tempo estão na dimensão espiritual? Quase dois mil anos... Quanto tempo ficarão nela? Para sempre, isto é, eternamente.

Viveremos um tempo material ínfimo, se comparado ao tempo espiritual que viveremos futuramente.

O próprio Jesus viveu fisicamente 33 anos. Que é isso comparado com sua existência eterna, como Ele próprio afirma; "Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo". João 17.24

Daí surge à necessidade de nos preocuparmos com este tempo futuro.

Somos advertidos pela Palavra de Deus, a Bíblia, quanto a isto. Deus nos orienta através da sua palavra a não nos descuidarmos do nosso destino eterno.

Eis o que Jesus ensina sobre o assunto:
"Pois que aproveita ao homem  ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16.26

"E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?  Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus”. Lucas 12.16-21

Nosso maior tesouro. O bem maior que nos foi dado por Deus, não é nosso corpo físico, e sim nossa alma.

Nossa maior conquista. A nossa maior conquista não são os bens e outras coisas materiais que temos, e sim a salvação da nossa alma.

Alguém pode se lamentar pelo fato de não conseguir conquistar bens materiais, entretanto, não pode fazê-lo quanto a conquistar a salvação de sua alma, pois é gratuita. Jesus já pagou o preço. Confira: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie". Efésios 2.9-10

Assim, vivo esta realidade na minha vida há 35 anos. Desde o dia em que senti algo diferente batendo em meu coração. Não sabia muito bem o que era, mas tomei a decisão de dar a mim mesmo a oportunidade de conhecer melhor e assim, passo a passo, o Senhor foi se revelando a mim. Recebi o apoio de algumas pessoas e obtive a maior conquista da minha vida. Hoje, testemunho que tenho a salvação da minha alma, pela fé pessoal no sacrifício de Jesus.

Amo o estudo da Palavra de Deus. Quando a leio sei que é o próprio Deus falando comigo (se não fosse assim não teria como chamar-lhe Palavra de Deus). Mais importante em descobrir essas verdades na teoria tem sido vivenciá-las na vida prática. É infinitamente melhor sentir a presença de Deus na minha vida do que simplesmente ter lido isto na Bíblia...

Tenho encontrado algumas pessoas que estão passando por situações semelhantes às que tenho vivido ultimamente. Percebo a diferença quando, em conversa, elas se mostram sem esperança. Desestruturadas emocionalmente. Sem convicções espirituais. Descubro, infelizmente, que são pessoas que se intitulam cristãs. Até conhecem a Cristo, só que na teoria, quando, na verdade, precisam Dele na prática. Assim, falta-lhes o que mais precisam.

Deus tem me dado a oportunidade de falar-lhes da segurança que tenho encontrado em Cristo. Tenho escrito também algumas mensagens que denominei de "Gotas no Deserto" e distribuído a todos que passam pela clínica. Deixo um bom número de cópias para os demais dias. Às vezes, quando retorno com um novo número, vejo alguns exemplares sobre o balcão de atendimento. Sou grato a Deus pelo fato de, mesmo nas horas difíceis, poder ser útil como servo.

Sei que estas mensagens já ultrapassaram o âmbito da clínica pelo que louvo ao Senhor Deus. Um dia desses quando na fila do supermercado um senhor me cumprimentou e disse que gostara muito da mensagem que seu Pastor tinha lido no culto do último domingo Como não me lembrava dele perguntei qual era a igreja. Conversamos um bom tempo. Como a mensagem chegou às mãos daquele Pastor não sei.

O hino 324 do Cantor Cristão, cujo título é "refúgio verdadeiro", traz-nos uma mensagem fantástica:

Seguro estou, não tenho temor do mal,   /   Sim, guardado pela fé em meu Jesus.
Não posso duvidar desse amor leal;   /   Ele em seu caminho sempre me conduz.
Não me deixará, mas me abrigará,   /   Do perigo vil me vem livrar.
A sua graça não me recusará;   /   Sim Jesus é quem me pode sustentar.

No poder de Cristo o mestre, minha vida salva está!
Do perigo que cercá-la, Ele poderá livrá-la:
Seu poder eterno sempre a susterá

Saibam que, apesar das dificuldades físicas estarem aumentando, o que é algo normal às pessoas acometidas do Melanoma, continuo sendo sustentado pelo Senhor. Certo estou de que Deus pode interferir neste processo e mudar o rumo da carruagem. Não digo que Ele vai fazer, mas sim que Ele pode fazer. Por isso Ele é Deus e eu homem. Ele é soberano e eu servo. Entendo como Jesus quando estava no Getsêmane antes de enfrentar a morte na cruz e orou assim: "Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres". Mateus 26.39. O Pai não livrou o Filho da morte porque havia um propósito maior a ser alcançado. A morte de Jesus tornou-se o caminho para a criatura retornar para o Criador.

Assim oro ao Pai pedindo o desejo do meu coração: A cura da minha enfermidade mas, submeto-me à sua vontade, pois sei que, mesmo não entendendo muitas coisas agora, Ele tem o melhor projeto para minha vida. Assim como os discípulos não entenderam a vontade de Deus na morte de Cristo, muitos hoje podem não entender certos acontecimentos na vida de seus servos. Mesmo que o projeto de Deus para mim seja a morte através desta enfermidade, seu nome continua sendo glorificado por mim até que faça minha última respiração.

Já imaginaram como, mesmo com essa segurança, torna-se difícil eu falar dessa realidade?

Agora imaginem como será para os que não possuem esta segurança trabalhar esta mesma realidade em suas vidas???

A Bíblia diz que Deus fala de diversas maneiras ao coração do ser humano. Tenho percebido que minha experiência neste período de mais de um ano tem, de certa forma, contribuído para que algumas pessoas ouçam a suave voz do Espírito Santo de Deus lhes falando. Como já lhes relatei em um dos primeiros e-mails o texto bíblico que acalmou o meu coração quando descobri o câncer no meu ser físico, continua sendo meu balizador dentro de todo o processo: "Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo. Seja pela vida, seja pela morte". Filipenses 1.20. Descubro aqui, existir algo mais sublime que a vida ou a morte: "Cristo será (...) engrandecido no meu corpo". Luto sim, pela recuperação da minha saúde. Luto também, para que Cristo seja engrandecido no meu corpo atingido pela enfermidade.

Assim prossegue a peregrinação deste amigo de vocês, dizendo-lhes, com sinceridade, que, apesar de todas as coisas, "seu coração continua em paz".

Um grande, forte e saudoso abraço junto com a palavra do homem mais sábio que já existiu em todos os tempos registradas no livro de Eclesiastes 12.1.
"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento".

Roberto Pitzer


Se você chegou até aqui, obrigado. Agora conhece um pouco mais do que Deus pode realizar na vida de uma pessoa que se dispõe a ter uma experiência com Ele.

Imagine que a experiência com Deus pode acontecer com qualquer pessoa que a desejar, inclusive, se for o caso, com o prezado leitor...

A Bíblia conclama-nos a isto:
 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”. Salmo 37.5

Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”. Romanos 10.9

“(...) que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. Atos 16.29-30


Destes seus companheiros na caminhada que nos é comum.

Roberto Pitzer de Souza – Paciente
Helena de Fátima Lopes de Souza – Acompanhante

Um comentário:

  1. O QUE EU POSSO DIZER E QUE A SAUDADE DO ROBERTO E MUITO GRANDE. ATÉ NAS PEQUENAS COISAS COMO USAR O MESMO ADOÇANTE DELE, NOS TRAZ A MEMORIA A SUA PESSOA.O UNICO CONFORTO QUE EU TENHO VEM DA PROMESSA DO DEUS A QUEM SERVIMOS, QUE O ROBERTO, AGORA, TEM UM CORPO TRANSFORMADO E GLORIFICADO E ELE GOZA DE UMA ETERNIDADE COM DEUS.LÁ NÃO HÁ DOR NEM SOFRIMENTO SÓ PAZ E ALEGRIA E ROBERTO ESTARÁ PARA TODO O SEMPRE LOUVANDO A JESUS O AUTOR E CONSUMADOR DE SUA FÉ. JESUS FOI GLORIFICADO DURANTE A VIDA DELE E NA SUA MORTE.
    ROBERTO EVANGELIZOU DURANTE TODO O PERIODO DE SUA DOENÇA E ESSAS CARTAS EU GOSTO DE LER, POIS DE UM MODO OU DE OUTRO PARESSE QUE EU ESTOU CONVERSANDO COM ELE.EU AMO MEU IRMÃO E SEI QUE MESMO SEM A SUA PRESENÇA VOU CONTINUAR A TÊ-LO DENTRO DE MIM. AS CARTAS ESTÃO LINDAS E FALA PROFUNDAMENTE AO NOSSO CORAÇÃO MEU DESEJO E QUE O ROBERTO CONTINUE A GANHAR ALMAS PARA O REINO DO SENHOR MESMO DEPOIS DE SUA MORTE.

    ResponderExcluir