sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Gotas no Deserto - mensagem nº 6 - criada em 21/07/2010

“O que torna belo o deserto é que ele esconde um poço em algum lugar”.    Saint-Exupéry

Tenho a alegria de poder compartilhar, como das vezes anteriores, com os que estão em tratamento e seus acompanhantes, bem como com todo Corpo Clínico e demais funcionários e amigos do CTO Petrópolis, de algo que venho experimentando no mais profundo do meu ser durante a caminhada na luta contra o câncer.

Praticamente toda rotina diária sofre mudanças. Quanto ao trabalho acontece o afastamento. Quanto aos cuidados com a saúde, são redobrados. Quanto ao vigor físico, é diminuído. Quanto ao equilíbrio emocional, é abalado. Quanto à alimentação, é alterada. Quanto ao exercício físico, é limitado. Quanto aos encontros sociais, são evitados. Quanto às incertezas pelo futuro, são multiplicadas. Quanto ao isolamento, é a tendência. Quanto ao tratamento em si, é o desafio.

Apesar de poder continuar enumerando as dificuldades, tenho aprendido que é melhor pensar em como superá-las, em como vencê-las.
 Por isso não desfalecemos: mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia, não atentando nós nas coisas que se vêm mas nas que se não vêm; porque as que se vêm são temporais, e as que se não vêm são eternas”.  2 Coríntios 4.16,18

A Bíblia registra as palavras de Jesus quanto a vencer o mundo. Ei-las: “... tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16.33.

Sabemos que Jesus é apresentado pelo Profeta Isaias como “O servo sofredor”. Isaias 53.1-7. Então como entender que ele venceu o mundo? É Simples. Ele estava focado nas coisas “que se não vêm”, nas que “são eternas”.

Ele nos diz: “... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo...” João 16.33.
Como Jesus, podemos também vencer as tribulações, se possuirmos o olhar semelhante ao dele. A este olhar está atrelada a nossa fé. Confira o texto a seguir.

I João 5.4-5 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é o filho de Deus”?

Há algo glorioso destinado a todos os que vencerem o mundo.
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. Romanos 8.18

Tenho, particularmente, experimentado as consolações do Senhor em meu coração. Apesar de todas as coisas pelas quais tenho passado, posso afirmar que meu coração desfruta da paz que, conforme assegura a Bíblia, “excede a todo entendimento”.

Quando os cuidados do meu coração se multiplicam, as tuas consolações recreiam a minha alma”. Salmos 94.19

Destes seus companheiros na caminhada que nos é comum.

Roberto Pitzer de Souza - Paciente
Helena de Fátima Lopes de Souza - Acompanhante

Nenhum comentário:

Postar um comentário